Normas de Publicação

As submissões de artigos e recensões aos Cadernos do Arquivo Municipal são efetuadas temporariamente através do e-mail da revista: am.cadernos@cm-lisboa.pt

Os Cadernos do Arquivo Municipal não cobram nenhuma taxa no processo de submissão, assim como na revisão por pares, publicação e disponibilização dos textos.

 

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com estas normas serão devolvidas aos autores.

• A contribuição é original, inédita e as partes provenientes de outros trabalhos estão devidamente referenciadas. Não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, o(s) autor(es) deve(m) informar os editores da revista.

• A autoria está sujeita a um período de carência de quatro números.

• Para um mesmo número, só será aceite uma proposta por autor e/ou coautor, que deverá ser enviada segundo o modelo de submissão.

• Deve ser indicada a secção a que se destina o texto: Dossier Temático, Artigos ou Recensões Críticas.

• Nomes dos autores, ORCIDs, enquadramentos (Centro I&D, Faculdade e Universidade) e endereços eletrónicos.

• Idioma do texto em português (segundo o novo acordo ortográfico), espanhol, francês ou inglês. Título, resumo e palavras-chave na língua do texto, em inglês e em português.

• Limite de 10000 palavras para artigos e 2000 para recensões, incluindo notas de rodapé e referências bibliográficas.

• Máximo de 10 imagens, podendo este limite ser alterado pelos editores. Todas as imagens, tabelas e gráficos, numerados sequencialmente e com indicação do local a inserir no texto. As imagens devem ter legenda associada e as tabelas e gráficos, título (e legenda, se aplicável). Todas as imagens, tabelas e gráficos devem vir referenciados no texto. As imagens que pertencem ao acervo do Arquivo Municipal de Lisboa podem ser utilizadas conforme disponíveis no respetivo website. As que não fazem parte deste acervo deverão ser entregues em ficheiros autónomos, em formato jpeg ou tiff.

• A obtenção dos direitos de publicação das imagens utilizadas nos artigos, ou de outro material cativo de direitos (autorais, patrimoniais, etc.), que não forem do acervo do Arquivo Municipal de Lisboa, é da exclusiva responsabilidade dos autores e só serão publicadas mediante a apresentação de comprovativo da autorização de publicação.

• A Declaração de Autorização e Transmissão de Direitos para Publicação deve ser preenchida, assinada e submetida juntamente com o artigo.

 

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Todos os estudos e fontes impressas citados no texto devem constar numa única lista final de referências bibliográficas, apresentadas de acordo com a APA (7ª edição). Esta lista apenas pode conter os estudos e fontes impressas citados no texto. Ver exemplos no modelo de submissão.

As fontes manuscritas citadas no texto devem ser apresentadas em notas de rodapé.

 

SELEÇÃO, REVISÃO E PUBLICAÇÃO

1. Desk Review
O texto submetido é examinado pelos editores e pela coordenação científica do respetivo número, considerando a sua originalidade, relevância e qualidade, bem como o cumprimento dos requisitos formais (etapa 1) e temáticos (etapa 2).

Etapa 1
• Confirmação da utilização do modelo de submissão do artigo, assim como dos dados completos do(s) autor(es).

• Identificação de plágio e de texto reciclado. No caso de ser verificado, o trabalho é devolvido ao autor. Trabalhos publicados noutras revistas ou traduções não são aceites.

Etapa 2
• Os editores fazem uma avaliação prévia da qualidade científica do texto e encaminham-no para parecer da coordenação científica, que observa os seguintes elementos: introdução, objetivos, abordagem teórica e metodológica, e considerações finais, entre outros; estrutura do artigo; clareza da redação; linguagem científica adequada; contributo para o domínio científico onde se insere o trabalho.

• O texto que não cumpre os requisitos acima identificados será devolvido ao(s) autor(es) no final do Desk Review para reformulação. Caso seja reformulado, o autor poderá submetê-lo novamente, uma última vez. O texto que não observe estes critérios será recusado em definitivo.

2. Arbitragem Científica
Cada artigo é enviado a dois revisores externos que asseguram o processo de avaliação por pares em regime de duplo anonimato de autores e revisores (double-blind peer review). Se necessário, serão pedidos pareceres a mais revisores.

Na revisão científica são considerados os seguintes elementos: originalidade do artigo; relevância, coerência e profundidade do tema; adequação do título, resumo e palavras-chave assim como da introdução e conclusão; clareza da linguagem e qualidade da redação; lógica e consistência da argumentação; adequação dos métodos de investigação; adequação e rigor da análise e interpretação de fontes; adequação da bibliografia utilizada.

De acordo com estes critérios, os revisores emitem pareceres com uma das seguintes recomendações: aceitar o texto na íntegra, rejeitar o texto, ou sugerir a sua reformulação. A decisão da publicação do artigo é da exclusiva responsabilidade dos editores, que será comunicada ao(s) autor(es) e acompanhada dos respetivos pareceres. Quando é proposta uma reformulação, a nova versão enviada pelo autor será reavaliada em double blind peer-review. No limite, o artigo pode ser recusado.

Os editores podem solicitar pareceres aos revisores quantas vezes for necessário, de forma a fundamentar a decisão final.

O processo de arbitragem tem uma duração prevista de três meses sendo o seu resultado, inapelável em todos os casos, comunicado ao(s) autor(es) no prazo máximo de seis meses.

3. Copy Desk
Após aprovação do artigo, dá-se início ao processo de edição para publicação.

Os editores reservam o direito de proceder a modificações formais indispensáveis, nomeadamente à retificação de citações e referências bibliográficas, desde que o sentido do texto não seja alterado.

Durante o Copy Desk pode ser solicitado ao autor realizar ajustes ou completar elementos que ainda estejam em falta.

4. Publicação
A cada artigo é atribuído um DOI (Digital Object Identifier). Após conclusão das etapas anteriores, o artigo é publicado em modalidade de publicação contínua sendo o(s) autor(es) informado(s) pelos editores da publicação do seu artigo. O prazo previsto de publicação dos artigos é de 12 meses.

Os Cadernos do Arquivo Municipal recomendam a consulta da Ética e Boas Práticas na Publicação.