Notícias

CHAMADA PARA ARTIGOS Nº 20

Dossier temático:
O Livro no seu Tempo: Lugares, Matérias, Formas e Técnicas

Está aberta até dia 31 de dezembro de 2022 a chamada para artigos para o Dossier Temático “O Livro no seu Tempo: Lugares, Matérias, Formas e Técnicas”.

O Livro é um fenómeno que junta o fascínio das suas manifestações de outrora aos atuais debates e práticas que anunciam caminhos e dilemas futuros. Propomos nesta chamada um exercício que recupere os procedimentos e técnicas que ganharam corpo para acolher uma outra invenção, a da escrita, onde se inscreve a história dos copistas, dos tipógrafos impressores que se deslocavam entre cidades e países em busca de negócios, a da sua emergência nos mosteiros, cortes, universidades, oficinas de encadernadores e tipografias, a dos vendedores ambulantes e a dos circuitos de produção e comercialização.
Propomos ainda o exercício complementar de perceber o livro nos gostos individuais e coletivos dos que o vão produzindo e cuidando na sua materialidade, refletidos na conceção e inovação de materiais e, com igual relevância, no “confronto” presente com o universo do livro digital.

Sugerimos, assim, os seguintes eixos temáticos:

(a) História da produção do Livro: do manuscrito à impressão tipográfica, da iluminura à gravação digital;
(b) Oficinas e tipografias de tratamento e encadernação do livro;
(c) Profissões do livro, memórias e mutações históricas: encadernadores, ilustradores, douradores, impressores, tipógrafos, editores, vendedores-ambulantes, livreiros, críticos;
(d) Livros proibidos, Livros censurados, Livros perdidos, Livros de culto (do ponto de vista ficcional, científico, político, cultural, religioso);
(e) Lugares do livro, evolução e história;
(f) O Livro na toponímia;
(g) Modos de leitura e figuras do leitor;
(h) Percursos documentais e estéticos: o livro na arte (fotografia, filme, pintura e escultura).

Coordenação científica:
Fernando J. Bouza Álvarez (Universidad Complutense, Madrid)
João Luís Lisboa (FCSH, Universidade NOVA de Lisboa)
Luís Martins (FCSH, Universidade NOVA de Lisboa)