Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

• A contribuição é original, inédita e as partes provenientes de outros trabalhos estão devidamente referenciadas. Não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Só serão aceites propostas submetidas através do modelo pré-formatado.
  • Língua do texto em português (segundo o novo acordo ortográfico), castelhano, francês ou inglês. Título, resumo e palavras-chave na língua do texto, em inglês e em português.
  • Limite de 10000 palavras para artigos e 2000 para recensões, incluindo notas de rodapé e referências bibliográficas.
  • Máximo de 10 imagens, podendo este limite ser alterado pelos editores. Todas as imagens, tabelas e gráficos, numerados sequencialmente, com legenda associada (exemplo: Planta referente a uma intervenção realizada em 1907, por um dos últimos descendentes do barão de Porto Covo. Arquivo Municipal de Lisboa, Obra Nº 525, Processo nº 3243/1ª REP/ PG/1907, p. 2) e menção do local exato a inserir no texto. As imagens devem vir referenciadas no texto. As imagens que pertencem ao acervo do Arquivo Municipal de Lisboa podem ser utilizadas conforme disponíveis no respetivo website. As que não fazem parte deste acervo deverão ser entregues em ficheiros autónomos em formato jpeg ou tiff.
  • O texto segue os requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, nesta secção. Quando disponíveis, são fornecidos os DOIs.
  • Nome do autor, ORCID, enquadramento (Centro I&D, Faculdade e Universidade) e endereço eletrónico.
  • A Declaração de Autorização e Transmissão de Direitos para Publicação deve ser preenchida, assinada e submetida juntamente com o artigo.

Instruções para Autores

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Citações de estudos e de fontes impressas no texto
• Segundo Neves (2020), ou (Neves, 2020), quando se reporta a uma obra ou aspeto da mesma em geral; Segundo Almeida (2020, p. 24-26), ou (Almeida, 2020, p. 24-26), quando se refere a um aspeto em concreto ou se faz uma citação;
• Segundo Coutinho (2005a, 2005b, 2010, no prelo) ou (Coutinho, 2005a, 2005b, 2010, no prelo), quando se cita mais do que uma obra do mesmo autor;
• Segundo Silva (s.d.) ou (Silva, s.d.), quando se cita uma obra sem data;
• Segundo Hoffmann e McPhee (2018), ou (Hoffmann e McPhee, 2018), quando se refere a uma obra com dois ou três autores;
• Segundo Plant e outros (2017), ou (Plant et al., 2017), quando se citam obras com mais do que três autores.

Citações de fontes manuscritas
Em nota de rodapé.

Referências bibliográficas
Lista, no final do artigo, das referências citadas, de acordo com a NP 405 adaptada:

• COCA, José de (2004) – El enigma de Bruselas. En CORRALES GUTIERREZ, José Antonio - Pabellón de España en la Exposición Universal de Bruselas 1958, Madrid 1959: José Antonio Corrales, Ramón Vázquez Molezún. Madrid: Rueda. p. 21-46.

• GIULIANO, Frédéric (2011-2012) – La référence en archives au XXI siècle: l´impact du numérique sur le travail de référencier: état des lieux. Archives. Québec: Association des Archivistes. V. 43 Nº 1, p. 3-18.

• LEAL, Joana (2005) – Arquitectura privada: política e factos urbanos em Lisboa: da cidade pombalina à cidade liberal. Lisboa: [s.n.] Tese de doutoramento em História de Arte Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa.

• LEFEBVRE, H. (2007) – The production of space. Maiden: Blackwell Publishing.

• Portaria nº 1111/89. Diário da República: I Série. Nº 298 (29/12/1989), p. 5679-5682. https://files.dre.pt/1s/1989/12/29800/56295630.pdf

• REVEZ, Jorge; CORUJO, Luís (2022) – Infodemic, disinformation and fake news: the role of libraries in Post-Truth Society. Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra. Nº extra 1, p. 31-53. https://doi.org/10.14195/2182-7974_extra2022_1_2

• SILVA, António Delgado da (1828-1844) - Collecção da Legislação Portuguesa desde a última Compilação das Ordenações. Lisboa: Typografia Maigrense. 6 vol.

Informações que identifiquem o(s) autor(es), do artigo como auto-citações ou referências a trabalhos anteriores, devem ser feitas de forma impessoal.

SELEÇÃO E PUBLICAÇÃO

Os textos submetidos são examinados pelos editores e pela coordenação científica, considerando a sua originalidade, relevância e qualidade, bem como o cumprimento dos requisitos formais e temáticos. Os que não observem estes critérios não são aceites para publicação. Cada artigo é depois enviado a dois revisores externos que asseguram o processo de dupla revisão anónima por pares (double-blind peer review). Se necessário, será pedido parecer a um terceiro revisor. De acordo com os pareceres recebidos, pode ser solicitado ao(s) autor(es) que adotem as propostas neles constantes ou, no limite, o texto pode ser recusado.

O processo de arbitragem tem a duração de três meses e o seu resultado, inapelável em todos os casos, é comunicado ao(s) autor(es) no prazo de seis meses.

Os editores reservam o direito de uniformizar as referências bibliográficas de acordo com a NP 405 adaptada, assim como de proceder a modificações formais indispensáveis, desde que o sentido do texto não seja alterado. O prazo de publicação dos artigos é de 12 meses. A cada autor será enviado o respetivo artigo em formato pdf.