Novo espaço educativo para a infância: o jardim de infância
DOI :
https://doi.org/10.48751/CAM-2021-1571Mots-clés :
Maternidade, Educação infantil, Jardim de Infância, Froebel, Câmara Municipal de LisboaRésumé
O presente artigo tem a intenção de referir alguns acontecimentos relacionados com a infância ao longo do século XIX, sobretudo em seu último quartel. Naquele tempo, assistiu-se à consolidação da conceção de infância enquanto período de vida, bem como ao reconhecimento da criança como um ser diferente do adulto, dotado de particularidades, que exigia cuidados e educação numa progressão de respeito ao desenvolvimento físico e mental do ser infantil. O abandono de crianças passava a ser combatido. Ganhavam força as ideias de que era junto da família que a criança deveria estar, crescer e viver, e de que a maternidade era o destino ou principal missão de vida de todas as mulheres. Em Lisboa, surgiam novos espaços educativos para a infância. Entre eles, o Jardim de Infância, escola infantil fundada no ano de 1882.
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(c) Tous droits réservés Thais Palmeira Moraes 2021

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