Novo espaço educativo para a infância: o jardim de infância

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48751/CAM-2021-1571

Palabras clave:

Maternidade, Educação infantil, Jardim de Infância, Froebel, Câmara Municipal de Lisboa

Resumen

O presente artigo tem a intenção de referir alguns acontecimentos relacionados com a infância ao longo do século XIX, sobretudo  em seu último quartel. Naquele tempo, assistiu-se à consolidação da conceção de infância enquanto período de vida, bem como ao  reconhecimento da criança como um ser diferente do adulto, dotado de particularidades, que exigia cuidados e educação numa  progressão de respeito ao desenvolvimento físico e mental do ser infantil. O abandono de crianças passava a ser combatido. Ganhavam força as ideias de que era junto da família que a criança deveria estar, crescer e viver, e de que a maternidade era o  destino ou principal missão de vida de todas as mulheres. Em Lisboa, surgiam novos espaços educativos para a infância. Entre eles,  o Jardim de Infância, escola infantil fundada no ano de 1882.

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Publicado

2021-01-21

Cómo citar

Moraes, T. P. (2021). Novo espaço educativo para a infância: o jardim de infância. Cadernos Do Arquivo Municipal, (15), 73–86. https://doi.org/10.48751/CAM-2021-1571