Do Colégio de Santo Antão ao Alto de São João: território, obras e materiais da Quinta de Xabregas (século XVIII)
DOI :
https://doi.org/10.48751/CAM-2021-1656Mots-clés :
Companhia de Jesus, Época Moderna, Colégio de Santo Antão-o-Novo, Quinta de Xabregas, Obras e materiaisRésumé
O património imóvel remanescente do primeiro período da Companhia de Jesus em Portugal, que se compõe de diversos tipos de casas, a saber, colégios, noviciados, casas professas, residências e quintas de recreio, entre outros, apresenta lacunas no que refere a estudos sobre processos construtivos e materiais empregues.
Apresenta especificamente uma visão incompleta acerca das quintas de recreio, normalmente elencadas nos estudos como propriedades satélites dos colégios, sendo raras as análises específicas relativas à sua implantação e construção como propriedades independentes.
Esta investigação procura, através da análise do estudo de caso da Quinta de Xabregas, afeta à administração do Colégio de Santo Antão-o-Novo de Lisboa, enriquecer o conhecimento da implantação na paisagem deste tipo de edifício. Procura, igualmente, dar a conhecer aspetos construtivos e materiais de um edifício pouco aprofundado pela historiografia jesuíta e contribuir para a história da construção do Colégio de Santo Antão.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Inês Gato de Pinho e Maria João Pereira Coutinho 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication. L'œuvre est simultanément placée sous licence Creative Commons Attribution License CC BY-NC 4.0 qui permet de partager et d'adapter le texte à condition que sa paternité soit correctement attribuée avec mention de la publication initiale dans cette revue.