Os batalhões escolares do município de Lisboa: organização e práticas rituais (década de 1880)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48751/CAM-2021-1566

Resumo

Com o presente artigo é nosso propósito refletir sobre o projeto de militarização da infância desenvolvido nas escolas centrais ou  graduadas do município de Lisboa, durante a primeira grande experiência de descentralização do ensino em Portugal. A afirmação  dos batalhões escolares – ligada à ideia do cidadão-soldado enquanto parte do culto cívico da nação – é explicada no quadro de  redes educativas internacionais. Por outro lado, além de darmos atenção às práticas rituais desenvolvidas em determinados  momentos solenes e festividades (grandes eventos da história da nação), não deixaremos de estabelecer relação entre a instrução militar e outras áreas curriculares, nomeadamente, a educação física e a educação moral e cívica. Interessa-nos, aliás, perceber de  que forma as práticas militares penetraram no quotidiano escolar. Por fim, exploramos as controvérsias que acompanharam a implementação da instrução militar nas escolas municipais de Lisboa e que ditaram, a partir de meados da década de 1880, o seu progressivo ocaso.

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Publicado

21-01-2021

Como Citar

Silva, C. M. da. (2021). Os batalhões escolares do município de Lisboa: organização e práticas rituais (década de 1880). Cadernos Do Arquivo Municipal, (15), 45–54. https://doi.org/10.48751/CAM-2021-1566