Os batalhões escolares do município de Lisboa: organização e práticas rituais (década de 1880)
DOI:
https://doi.org/10.48751/CAM-2021-1566Resumo
Com o presente artigo é nosso propósito refletir sobre o projeto de militarização da infância desenvolvido nas escolas centrais ou graduadas do município de Lisboa, durante a primeira grande experiência de descentralização do ensino em Portugal. A afirmação dos batalhões escolares – ligada à ideia do cidadão-soldado enquanto parte do culto cívico da nação – é explicada no quadro de redes educativas internacionais. Por outro lado, além de darmos atenção às práticas rituais desenvolvidas em determinados momentos solenes e festividades (grandes eventos da história da nação), não deixaremos de estabelecer relação entre a instrução militar e outras áreas curriculares, nomeadamente, a educação física e a educação moral e cívica. Interessa-nos, aliás, perceber de que forma as práticas militares penetraram no quotidiano escolar. Por fim, exploramos as controvérsias que acompanharam a implementação da instrução militar nas escolas municipais de Lisboa e que ditaram, a partir de meados da década de 1880, o seu progressivo ocaso.
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