Sobre a Revista
Âmbito
Cadernos do Arquivo Municipal é uma revista científica online de acesso aberto, com arbitragem científica, editada pelo Arquivo Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, Portugal. Esta revista, publicada desde 2014, tem por objetivos valorizar o património documental do Arquivo Municipal de Lisboa junto da comunidade científica nacional e internacional, promovendo a sua divulgação e utilização, e contribuir para a difusão do conhecimento científico através da publicação de estudos no âmbito das Ciências Sociais e Humanas.
A revista publica artigos com arbitragem científica com dupla revisão cega por pares (double-blind peer review), bem como recensões críticas de livros, entrevistas e outros textos que se enquadrem na difusão do conhecimento científico. Inclui também uma seção, Documenta, dedicada à divulgação de fontes primárias à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa.
A revista publica dois números por ano (janeiro e julho) e disponibiliza textos em português, espanhol, inglês e francês na modalidade de publicação contínua.
Política de Acesso
Os Cadernos do Arquivo Municipal oferecem o livre e imediato acesso ao seu conteúdo, sem embargos ou cobranças, observando todos os princípios e recomendações éticas para publicações científicas. A revista segue o princípio de que disponibilizar pública e gratuitamente o conhecimento científico permite uma maior democratização e acesso a este conhecimento científico, que deve ser partilhado, utilizado e reutilizado.
Indexação
Scopus, Sherpa Romeo, ERIH PLUS, DOAJ, Latindex 2.0, SciELO.
Informação sobre Direitos de Autor
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY-NC 4.0 que permite partilhar e adaptar o texto desde que se atribua corretamente a sua autoria com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
Os Cadernos do Arquivo Municipal reservam-se o direito de publicar, reproduzir e divulgar os artigos no website do Arquivo Municipal de Lisboa, em repositórios e diretórios de acesso aberto.
Política de preservação digital
Esta revista utiliza o sistema PKP PN (Preservation Network) que assegura o acesso à versão original dos seus conteúdos e a sua preservação a longo prazo.