Claude Laprade: um escultor provençal na Lisboa de Setecentos

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.48751/CAM-2015-3253

Mots-clés :

Provença, Lisboa, Barroco, Escultura, Pedra, Talha

Résumé

O escultor de origem provençal Claude Laprade (c.1675-1738) ganhou lugar de destaque na história da arte portuguesa com a execução do túmulo pétreo do bispo D. Manuel de Moura Manuel. Localizado na capela da Vista Alegre, em Ílhavo, o monumento veicula a linguagem estética barroca romana, testemunhando as influências artísticas do seu autor. Apesar de ser um escultor divulgado desde os anos 50 do século XX, quando o investigador Ayres de Carvalho resgatou a sua obra ao esquecimento, Claude Laprade é, ainda, essencialmente, conhecido como o autor do túmulo da Capela da Vista Alegre. No entanto, a sua obra multifacetada, entre a qual se contam projetos e execução de retábulos, obra escultórica em madeira e pedra, nunca mereceu até hoje uma visão exegética de conjunto. Tendo por base os estudos dos que nos precederam e documentação inédita recentemente referenciada em arquivos portugueses (ANTT e AML), pretendemos com este texto uma visão global da sua obra.

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Publiée

2015-06-25

Comment citer

Ferreira, S. (2015). Claude Laprade: um escultor provençal na Lisboa de Setecentos. Cadernos Do Arquivo Municipal, (3), 149–178. https://doi.org/10.48751/CAM-2015-3253