Tradição e inovação nos materiais e técnicas utilizadas cerca de 1950 em Espanha: o caso do mural do Pabellón de la Obra Sindical del Hogar em Madrid
DOI:
https://doi.org/10.48751/CAM-2021-1655Palavras-chave:
Cerâmica, Artes decorativas, Anos 1950, Argamassas de cal, MadridResumo
A dicotomia entre tradição e modernidade em Espanha atingiu o seu auge nos anos 1950, quando representações artísticas e arquitetónicas vanguardistas e extraordinariamente modernas coexistiram com o saber-fazer dos ofícios tradicionais da construção. Uma combinação harmoniosa em que ambos os pontos de vista se combinam para extrair o seu potencial máximo. Com o objectivo de avaliar esta relação, a investigação centra-se no estudo dos materiais e técnicas do mural situado no antigo pavilhão da Obra Sindical del Hogar, no recinto de feiras da Casa de Campo em Madrid, um lugar nascido da tradição e da experimentação. Os resultados mostram como as técnicas tradicionais de fabrico e decoração de azulejos são combinadas com uma linguagem moderna e elevam os critérios a ter em consideração para a sua recuperação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 María del Mar Barbero-Barrera e José de Coca Leicher
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY-NC 4.0 que permite partilhar e adaptar o texto desde que se atribua corretamente a sua autoria com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.