Pelos campos e nas cidades: atividade musical e política do Coro da Juventude Musical Portuguesa (1969-1976)
DOI:
https://doi.org/10.48751/CAM-2024-21346Palavras-chave:
Coro da Juventude Musical Portuguesa, Práticas corais, Música tradicional, Nova música popular, Canção revolucionáriaResumo
Este artigo centra-se na atividade do Coro da Juventude Musical Portuguesa (JMP), de Lisboa, desde finais da década de 1960 (c. 1969) até ao fim do período revolucionário português (c. 1976). Considerando que, ao longo destes períodos, este coro procurou imprimir abordagens inovadoras nos processos de seleção, interpretação e apresentação de repertórios diversificados em diferentes contextos, destaco os significados estéticos e políticos conferidos pelos seus membros a práticas que contribuíram para a divulgação de expressões musicais oriundas de várias regiões do país, enquanto forma de valorização da cultura popular portuguesa. Com o 25 de Abril de 1974, observo a reconfiguração de práticas e repertórios e descrevo alguns dos diferentes percursos dos membros do Coro da JMP, visando a sua atividade e influência no contexto de grupos musicais associados a organizações político-partidárias.
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