A calçada portuguesa: desenhos em arquivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48751/CAM-2022-1729

Palavras-chave:

Calçada portuguesa, Desenhos comerciais, Desenhos ornamentais, Lisboa

Resumo

Fruto da capacidade de utilizar e manipular os materiais de acordo com as exigências arquitetónicas, de engenharia e dos contextos socioculturais, os materiais geológicos têm sido um elemento essencial na construção das cidades pelas diferentes características e propriedades que possuem.
Realizada através de uma singular aplicação e resultado de uma arte de trabalhar a pedra, a denominada “calçada portuguesa” tem sido objeto de admiração desde as primeiras aplicações em Lisboa, em meados do século XIX. Nesta Documenta divulga-se uma seleção de fontes do Arquivo Municipal de Lisboa, referentes ao desenho da calçada portuguesa, dividindo-as em dois grandes grupos: de cariz decorativo e de âmbito informativo ou comercial. Os exemplos que se apresentam são testemunhos de manifestações materiais e simbólicas da imagem da cidade que se pretende sublinhar e cuja memória se deseja recuperar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-01-2022

Como Citar

Santos, D. (2022). A calçada portuguesa: desenhos em arquivo. Cadernos Do Arquivo Municipal, (17), 156–205. https://doi.org/10.48751/CAM-2022-1729