A desaparecida Igreja de Nossa Senhora da Divina Providência de Lisboa. Contributos para uma memória visual do seu interior no ano de 1712
DOI :
https://doi.org/10.48751/CAM-2018-9170Mots-clés :
Armações, Arte efémera, Igreja da Divina Providência, Lisboa, CanonizaçãoRésumé
Em 1712 os padres teatinos organizam, na sua igreja em Lisboa, um oitavário para comemorar a canonização de um dos seus religiosos, Santo André Avelino, e publicam um opúsculo relatando a efeméride. Partindo da análise desta fonte improvável, ditada por uma impressionante minúcia descritiva propiciadora de uma imagem muito nítida e quase táctil, no presente texto propomo-nos revisitar o cenário em que decorreu a festividade e reconstituir, tanto quanto possível, as opções que caracterizavam a Igreja da Divina Providência em termos arquitetónicos, decorativos e até organizativos, à data da celebração.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Maria João Pacheco Ferreira 2018
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication. L'œuvre est simultanément placée sous licence Creative Commons Attribution License CC BY-NC 4.0 qui permet de partager et d'adapter le texte à condition que sa paternité soit correctement attribuée avec mention de la publication initiale dans cette revue.